19/05/2008

O que é o Veganismo???



O veganismo é uma filosofia prática motivada por convicções éticas ou um estilo de vida com base nos Direitos Animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a atividades e produtos considerados especistas. Os veganos não consomem quaisquer produtos de origem animal (alimentares ou não), nem usam produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufactura.

Embora a filosofia vegana venha sendo praticada há milhares de anos por pequenas comunidades ou indivíduos, o termo inglês vegan foi usado pela primeira vez em 1944, pela Associação Vegetariana Inglesa. Trata-se de uma abreviatura que parte da palavra "vegetarian", em que se consideram as 3 primeiras letras e as 2 últimas para formar a palavra vegan. O mesmo em português, na formação do termo vegano (s.m. adepto do veganismo - fem. vegana). Tem sido usado também o termo veganista para se referir aos adeptos do veganismo, ou mesmo o original em inglês, vegan.

Muitos começaram sendo vegetarianos (indivíduos que não comem carne), antes de se tornarem veganos. O grupo vegano que se separou da Associação Vegetariana Inglesa por não consumir laticínios ou quaisquer produtos de origem animal fundou a Vegan Society Primeira Sociedade Vegana, cujo slogan é: "promovendo meios livres de produtos animais, em benefício das pessoas, dos animais e do planeta". As razões para ser vegano variam de indivíduo para indivíduo. Geralmente, como demonstra o slogan citado, baseia-se em argumentos nutricionais (ou de saúde em geral), ecológicos ou ambientalistas, éticos ou filosóficos, religiosos, de sustentabilidade, etc.

Fonte: Wikipedia

Sem comentários: