19/07/2008

A questão é a seguinte...


Apenas deixar de comer carne é suficiente???

O último artigo que escrevi sobre a questão do leite já nos faz refletir que apenas deixar de consumir carne não é suficiente quando tratamos da libertação animal.
A maioria dos produtos alimentícios e artigos de higiene em geral escondem em suas fórmulas ingredientes de origem animal.
Entre esses produtos podemos listar alguns que passam longe de despertar qualquer suspeita:

  • Albumina - é uma proteína presente na clara do ovo, no leite e no sangue.
  • Lanolina - obtida da lã de carneiro. É utilizada como um emoliente cosmético e no meio farmacêutico. Está presente em cremes hidratantes, sabonetes e amaciantes de roupas.
  • Base para sabonete - oriunda da saponificação do sebo bovino.
  • Carmim - Pigmento vermelho obtido através da compressão da fêmea do inseto cochonilha.
  • Gelatina - é uma substância translúcida, incolor ou amarelada, praticamente insípida e inodora, que se pode obter fervendo certos produtos animais, como ossos, pele e outras partes com tecido conectivo.
  • Coalho - enzima tirada do estômago de bezerros recém-mortos. Usado no processo de fabricação de queijos
  • Colágeno - proteína fibrosa, de natureza mucopolissacarídica, que é constituinte essencial da substância intercelular do tecido conjuntivo. Geralmente proveniente de animais.
  • Queratina - proteína insolúvel, principal constituinte da epiderme, unhas, pêlos, tecidos córneos e esmalte dos dentes. Pode ser obtida nos chifres, cascos, penas e pêlo de vários animais.

Também temos uma lista de mais de 100 ingredientes derivados de animais, são nomes técnicos e em inglês, como geralmente são citados nas fórmulas. Para ter acesso a essa lista acesse esses links:
http://www.ivu.org/faq/animal_derived.html
http://www.guiavegano.com.br/vegan/substancias-insumos/index.php

Sem contar os alimentos que se intitulam 100 % vegetais ou sabor verdura ou legumes e que contém claramente em sua fórmula leite, ovos e até mesmo carne.
Quando temos em conta a libertação animal, também temos que estar atentos aos indústrias que realizam testes em animas, que podemos dizer com certeza que superam os 80 % do mercado. Alguns exemplos de marcas que aparentemente só utilizam ingredientes vegetais está a Ades. Em sua fórmula do suco de soja sabor morango o corante empregado é a cochonilha. Para a fabricação de 1 kg desse corante é necessário o sacrifício de mais de 150.000 insetos. Esse corante pode ser frequentemente é encontrado em produtos industrializados de coloração vermelha ou rosa.
Outro exemplo são os produtos de higiene e cosméticos. Muitas vezes por meio de seu eco-marketing somos ludibriados por campanhas publicitárias que anunciam fórmulas 100% naturais. O que vale ser lembrado é que 100 % natural nem sempre é 100% vegetal. A maioria dos produtos tem em sua fórmula a Base para sabonete, colágeno, queratina e lanolina, ingredientes comumente utilizados na fabricação de produtos de higiene como shampoos e sabonetes e também na linha cosmética em cremes e hidratantes.
Felizmente temos acesso às fórmulas, nem sempre tão claras quanto à origem dos ingredientes, mas com um pouco de interesse e investigação, podemos facilmente, com os recursos de busca virtual, conhecer um pouco mais sobre os produtos que pretendemos consumir e assim podemos escolher de uma maneira mais consciente.
O que não nos é revelado na embalagem é quanto aos procedimentos de testes que são realizados antes que esses produtos sejam liberados para o consumo humano e até mesmo animal, já que o segmento de mercado Petshop cresce a largos passos (para mais informações a respeito leia a postagem do dia 20/05/2008). Mas graças a companheiros ativistas, que muito além de não mais consumir produtos de origem animal, investem tempo de trabalho na causa, investigando quais empresas praticam testes e procedimentos invasivos que violam a liberdade animal. Esses resultados são amplamente divulgados por sites como:
http://www.institutoninarosa.org.br/empresas_nok.html
http://www.pea.org.br/crueldade/testes/testam.htm



Existem também documentários que tratam desse tema especificamente. Entre eles o filme "Não Matarás" - do Instituto Nina Rosa, que aborda detalhadamente o assunto dos experimentos em animais. Esse filme está disponível no Youtube e vc também pode assistir diretamente aqui no nosso blog na barra de vídeos.




Então se o que nos leva a não consumirmos mais a carne como alimento, é a libertação animal, temos muitos outros aspectos a serem refletidos e considerados. Pense, Reflita...os animais precisam de nossa ajuda!!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Conciencia libertária, alegria !!!
Fico muito feliz em receber tao lindas suas...
Beijo Schey

Luiz Modesto disse...

Pois é.
Cada vez mais eu penso em retomar minha empreitada vegetariana...
Como estão as coisas com vcs?
Saudades.
Se cuidem bem, viu.

(Ah, Madame Abigail é uma figura. Enigmática que só ela, vcs vão ver)

Beijos

Luiz Modesto disse...

Olá, meus queridos.
Estou em vias de vegetarianiar-me, hehe.
Vcs lembram que passei muito tempo sem comer cadaveres, né. Pois bem, eles agora me enjoam um pouco...
Ah, Madame Abigail está uma belezinha. Toda querida.
Queridos, tudo de bom pra vcs.
Estou com planos para ir em B.AS., nos encontramos se der certo, né?
Abração